Iniciativa da Câmara do Funchal requalificou espaço num campo de BASKETART – Basquetebol para o 3×3

Já está praticamente concluída a remodelação que a Câmara Municipal do Funchal está a realizar no minicampo do Jardim da Ajuda, transformando-o num campo de BASKETART – Basquetebol para o 3×3, com as dimensões mínimas de 15×11 metros, que correspondem às regras internacionais, incluindo dois a três metros de área de segurança no perímetro.

Trata-se de um investimento que ronda os 50 mil euros, em que falta apenas incluir um cenário de arte urbana. Ou seja, o campo 3×3 terá uma obra de arte, pintada no pavimento, suscetível de aumentar a atratividade do projeto desportivo que a autarquia está a desenvolver.

Assim, em parceria com a Associação de Basquetebol da Madeira, foi endereçado o convite ao artista Zeca Diogo, que aceitou pintar o pavimento com um grupo de jovens da comunidade.

Refira-se que o a Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB), no âmbito do seu Programa Nacional de Promoção de Basquetebol, criou a medida 3×3 BASKETART, que consiste num desafio a todos os municípios do país em constituir-se como parceiros na promoção de hábitos saudáveis de vida dos portugueses, através da prática informal de basquetebol, nomeadamente num segmento mais simples da modalidade, o 3×3, que, note-se, começa a afirmar-se como uma categoria de excelência no quadro da FIBA, sendo certo que esta vertente se desenvolve em cenários exteriores e espaços urbanos.

Aliás, já este ano, decorreu na Praça do Povo, com a Câmara Municipal do Funchal a ser um dos parceiros, o “Basquetebol na Cidade”. Este evento incluiu jogos do Circuito 3×3 ABM, o Campeonato Nacional Universitário 3×3 e Torneio Escolar 3×3, tendo, na ocasião, Pedro Calado, destacado a importância da iniciativa, bem como o facto desta vertente da modalidade contribuir para trazer o desporto para o centro da cidade, juntando pais, familiares e amigos.