A vereadora Helena Leal apresentou no Encontro Anual Food Trails as políticas municipais para uma alimentação saudável e promoção da saúde

O Funchal acolhe até a próxima sexta-feira, 17 de novembro, o Encontro Anual dos parceiros do consórcio Food Trails, programa europeu para alimentação saudável que integra 11 cidades europeias, incluindo o Município do Funchal.

Na abertura do evento, que decorre no Centro Cultural de Investigação do Funchal, a vereadora, que detém os pelouros da Educação, Social, Saúde e Ciência, Helena Leal, destacou os objetivos que norteiam a política municipal no que diz respeito à promoção de uma alimentação saudável e de desenvolvimento sustentável, em que o Funchal é reconhecido como cidade “exemplar” nesta área.

Helena leal apresentou o conjunto de atividades levadas a cabo pela autarquia do Funchal, nomeadamente nas escolas; nos bairros sociais; no Laboratório Vivo – Living Labv- espaço de pesquisa, inovação e dinamização de diversas atividades ligadas à literacia alimentar e à sustentabilidade alimentar, visitado anualmente por 6 mil crianças; no Funlab – Centro de Ciências Experimentais, inaugurado recentemente, entre outras estruturas municipais. Um trabalho de partilha recíproca com os parceiros que integram o consórcio.

A autarca revelou ainda a nova Estratégia Municipal Alimentar, Saudável, Sustentável e Inclusiva do Funchal – SEMEAR, apresentada recentemente, e que resultou, igualmente, do compromisso assumido pelo Município no âmbito do FOOD TRAILS. Esta estratégia, conforme referiu, decorre também do compromisso do Município do Funchal na promoção de mais saúde e qualidade de vida dos munícipes.

A autarca sublinhou o “trabalho de excelência” que tem sido realizado em parceria, com várias entidades, reforçando que esta trajetória partilhada com outros países europeus, contribuiu de forma significativa para a implementação de princípios fundamentais ao nível da sustentabilidade e inclusão, em matéria de alimentação.

“Nós queremos uma cidade cada vez mais saudável, sustentável, inclusiva e humanizada”, advogou.

O encontro Anual de Food Trails reúne, no Funchal, 50 participantes das 11 cidades europeias e outras organizações, instituições e universidades que integram o projeto. Durante 3 dias serão feitas apresentações dos projetos das cidades envolvidas, workshops, reuniões de trabalho e visitas de campo.

O projeto Food Trails, financiado pela Horizon 2020, tem a duração de quatro anos, e atualmente encontra-se no terceiro ano de execução.