Foram instalados 10 dispensadores de sacos em vários sítios
A Câmara Municipal do Funchal, através do Departamento do Ambiente, lançou hoje uma campanha de sensibilização ‘Apanhe os dejetos do seu Cão’. Foram instalados cerca de 10 dispensadores de sacos nos vários sítios onde os munícipes passeiam os seus cães nomeadamente em jardins e ‘promenades’, bem como afixadas placas informativas sobre a temática que estão presentes também em espaços ajardinados da cidade do Funchal.
Durante a apresentação da iniciativa, que decorreu no Parque de Santa Catarina, a vereadora do Ambiente, Nádia Coelho, destacou como objetivo desta campanha “alertar as pessoas para recolherem os dejetos dos seus animais e não deixarem abandonados na via pública como muitas vezes acontece”. A autarca lembrou que não remover os dejetos é uma infração punível com coima que pode variar entre os 50 a 250 euros.
Nádia Coelho, recordou, como complemento, também, à causa animal, que recentemente, a CMF procedeu à instalação de vários bebedouros inclusivos, para pessoas e animais, sublinhando que “a ideia é até dezembro instalar, progressivamente, cada vez mais, quer dispensadores de sacos, quer bebedouros, em locais onde a autarquia vai a verificar que as pessoas levam os seus animais a passear.”
No âmbito das atividades do Município do Funchal, porque a temática da semana do ambiente, no que diz respeito à causa animal, apelava ao não abandono dos animais e apelava à adoção, a autarquia promoveu, na manhã desta sexta-feira, um passeio matinal com animais do Canil Vasco Gil, acompanhados por vários elementos do Centro Comunitário do Funchal e da Associação de Paralisia Cerebral da Madeira.
Com esta iniciativa, a CMF deu por concluídas as atividades programadas para a Semana do Ambiente 2023, com um balanço “extremamente” positivo.