Até sexta-feira, o Município do Funchal participa na 5ª Reunião da Assembleia Geral da Rede de Municípios para a Adaptação Local às Alterações Climáticas – Adapt.Local, e no Seminário de adaptação local às alterações climáticas.

O Município do Funchal faz parte integrante da Rede de Municípios, sendo até à data o único representante da Madeira nesta Associação. Na reunião irão ser debatidas as alterações aos estatutos, a inclusão de novos associados e será feito um ponto de situação em relação à gestão da Associação Adapt.local.

A Adapt.local assume como missão promover um processo contínuo de planeamento adaptativo, que aumente a capacidade dos municípios portugueses e de outras entidades, públicas ou privadas, em incorporar a adaptação às alterações climáticas nas suas políticas de atuação e nos seus instrumentos, afirmando a importância da escala local para a conceção e implementação de soluções de adaptação mais eficazes, eficientes e equitativas.

O Município conta com a participação de Nádia Coelho, vereadora com o pelouro do Ambiente e das alterações climáticas, que se fará acompanhar com 2 técnicos. Neste seminário serão debatidos temas como a Adaptação Climática Local e os Desafios Políticos Locais, Alterações Climáticas e os Desafios do Turismo, Projeções Climáticas, Extremos e Índices e uma visita técnica sobre o projeto de adaptação de base natural no âmbito da gestão costeira.

Nádia Coelho, considera ”importantíssima a participação do Município do Funchal nestas reuniões e encontros, pois a troca de experiências é fundamental para consolidar o caminho que o Município e este Executivo têm traçado para o Funchal”.