Alunos de duas escolas apresentaram propostas que serão incluídas no programa celebrativo do Dia da Criança no próximo ano

Pela primeira vez, realizou-se hoje uma Assembleia Municipal da Criança.

Trata-se de um “projeto piloto” implementado pela Autarquia do Funchal e tem por objetivo dar a oportunidade às crianças de exercerem o seu direito de participação em assuntos que lhe dizem respeito, como revelou a vereadora com o pelouro da Educação, Helena Leal.

A Assembleia Municipal contou com a participação de duas turmas do 3º ano das Escolas Básicas do 1º Ciclo com Pré-Escolar Eleutério de Aguiar e São Filipe.

Por algumas horas, os jovens ‘deputados municipais’ apresentaram e debateram propostas, sendo que algumas delas farão parte do Programa Comemorativo do Dia Universal dos Direitos das Crianças que o Município irá realizar no próximo ano.

“Estas crianças ficarão para a história como sendo as primeiras a terem participação na organização do nosso programa celebrativo do Dia Universal dos Direitos da Criança em 2024. Solicitamos a opinião delas sobre propostas e atividades que gostariam de realizar e serão consideradas pelo executivo municipal na construção do programa de atividades do próximo ano”, explicou a vereadora.

A sessão foi presidida por Roberto Vieira, deputado Municipal e 1º Secretário da Mesa, em representação do presidente da Assembleia Municipal do Funchal, José Luís Nunes e contou com a presença de uma intérprete de língua gestual.